8 de outubro de 2009

FMI e Banco Mundial prometem mais poder de voto a países emergentes



Assembleia Anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM) na Turquia terminou com apelo para que a crise econômica mundial seja aproveitada como chance de reformas.
Após quatro dias de reuniões, terminou em Istambul, nesta quarta-feira (07/10), a reunião anual dos ministros das Finanças e do Desenvolvimento dos 186 países-membros das duas instituições financeiras. Os ministros discutiram sobre as consequências da dura recessão global, como também sobre possíveis estratégias para o período pós-crise.
Como resultado do encontro, foi acertado que países emergentes e em desenvolvimento passarão a ter maior poder de voto nas organizações. Os dois próximos encontros anuais, em 2010 e 2011, acontecerão na capital norte-americana Washington, sede das duas organizações.

Até o início do próximo ano, o Banco Mundial pretende elevar o poder de voto dos países mais pobres em pelo menos três pontos percentuais, ou seja, para 47%, no mínimo. O FMI, por sua vez, planeja um aumento em pelo menos cinco pontos percentuais, o que deverá ser decidido até 2011.
O G24, grupo que reúne países emergentes e em desenvolvimento, criticou os planos do FMI e exige seis pontos percentuais a mais no Banco Mundial e sete junto ao FMI.
Devido à demanda recorde de empréstimos por parte dos países mais pobres, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, defendeu em Istambul o aumento das verbas das organizações de ajuda ao desenvolvimento. Caso não haja um acréscimo de capital, paira a ameaça de um " sério impasse" na alocação de empréstimos, em meados do próximo ano, afirmou Zoellick.
Com vista à melhora conjuntural ainda incipiente, o FMI e o Banco Mundial alertaram durante o encontro para que não se veja a crise como superada. As ajudas estatais bilionárias ainda devem ser mantidas. Além disso, os especialistas das organizações mostraram-se preocupados com o crescimento do desemprego.
*Postado or Laissa Laís Lopes Costa e Luciana Andrade Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário