24 de outubro de 2009

OEA diz que hondurenhos aceitariam "terceira opção" e que diálogo não acabou

Tegucigalpa, 24 out .- O enviado da Organização dos Estados Americanos (OEA) para o diálogo em Honduras, John Biehl, revelou hoje que segundo pesquisas os hondurenhos apoiariam uma "terceira opção" na Presidência como "uma das soluções" à crise e afirmou que a suspensão do diálogo deve ser vista como um "intervalo".

"Nas pesquisas, a maioria do povo hondurenho pensa que essa deve ser uma das soluções", respondeu Biehl perante uma pergunta sobre se considera factível um presidente que não seja Manuel Zelaya nem o governante de facto, Roberto Micheletti.

Biehl explicou que essas "pesquisas são sérias e foram realizadas recentemente pela OEA e demonstram um arrasador apoio dos hondurenhos a uma solução negociada" e que querem "afastar-se de toda solução que tenha a ver com a violência".

O diplomata se referiu a estas pesquisas, sobre as quais não deu mais detalhes, em entrevista coletiva na conclusão de mais de duas semanas de acompanhamento do diálogo, que começou no último dia 7, entre as comissões de Zelaya e Micheletti na busca de uma solução da crise e que, segundo ele, só está "suspensa".

O diplomata comentou "esta suspensão do diálogo deve ser tomada como um intervalo" e para os hondurenhos deve servir para "reflexão", insistindo que "não há outro caminho para solução".

A delegação de Zelaya deu por fechado o diálogo logo após à meia-noite de quinta para sexta-feira (hora local), um ultimato que havia dado aos representantes de Micheletti para aceitar uma proposta apresentada para que o Parlamento decida sobre sua restituição.

A comissão de Micheletti respondeu na sexta dizendo que renuncia se o presidente deposto desiste voltar ao poder para que se instale um Governo de transição.

"Esta proposta foi rejeitada mas isto não significa que não se possa voltar a ela", considerou Biehl, que lidera o grupo técnico que acompanhou o diálogo e que amanhã retorna a Washington para "consultas".

Apontou que a OEA não dá por fracassado o processo e que "voltaremos em breve porque temos certeza que os hondurenhos voltarão muito em breve ao diálogo e encontrarão o acordo".

O representante da OEA comentou que todas as propostas apresentadas por ambas as partes foram "razoáveis" e que as comissões "foram se aproximando paulatinamente".

"Não encontramos razão alguma para que este esforço não continue (...) Temos certeza que os hondurenhos seguirão buscando o ponto que falta para destravar isto e chegar a esse acordo", disse.

Também reiterou que a OEA não enviará observadores às eleições de 29 de novembro "se não há acordo".

Biehl especificou que "qualquer acordo será respeitado pela comunidade internacional e esta é a posição da OEA".

*Postado por: Laissa Lais Lopes Costa e Luciana Andrade Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário