18 de agosto de 2009

Ataque a bomba mata dois membros da ONU no Afeganistão

A ONU (Organização das Nações Unidas) confirmou nesta terça-feira (17) que dois membros de sua missão no Afeganistão foram mortos em um ataque com carro-bomba contra um comboio militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Cabul, capital do país.
As agências de notícias internacionais divergem quanto aos relatos do número total de mortos. A agência Efe, que cita um porta-voz do Ministério da Defesa, diz que ao menos três civis foram mortos. A France Presse fala em cinco vítimas.A Reuters e a Associated Press, que citam informe do Ministério do Interior, falam em sete vítimas.
Kai Eide, chefe da ONU no Afeganistão, afirmou ainda que outro membro da organização ficou ferido na explosão.
A explosão aconteceu em uma avenida movimentada, muito utilizada pelas tropas internacionais e que une Cabul a Jalalabad (leste). Cerca de doze carros privados foram destruídos pela explosão. As pessoas usavam as mãos para cavar pelos destroços dos edifícios danificados pelo ataque.
O atentado aconteceu em frente a um prédio público poucas horas depois de um ataque atingir o palácio presidencial de Cabul, no centro da cidade, sem provocar vítimas.
O ataque com carro-bomba deixou ainda mais de 30 feridos, levados para os hospitais militar e civil da capital.
A explosão ocorre ainda dois dias após as eleições nacionais nas quais os eleitores afegãos poderão escolher o presidente e membros dos conselhos provinciais. O Taleban critica a eleição como ferramenta dos Estados Unidos para intervir no país e pediu boicote ao pleito, sob ameaça de uma onda de violência.
A Otan anunciou nesta terça-feira que suas forças não realizarão nenhuma ofensiva militar no dia da eleição, esta quinta-feira (20), e que apenas agirão "se necessário para proteger a população".
*Postado por Marcos Sandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário