30 de agosto de 2009

Conhecendo a FIFA: A Instituição Internacional Com Maior Quantidade de Associados!



A Federação Internacional de Football Association (do francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pelo acrônimo FIFA, é a instituição internacional que dirige as associações de futebol, o esporte coletivo mais popular do mundo. Filiada ao COI, a FIFA foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904 e tem sua sede em Zurique na Suíça. A referência ao Football Association, decorre ao fato de na época de sua fundação existirem duas vertentes do futebol, uma controlada pela Football Association e outra controlada pela Rugby Football Union (que no futuro passaria a ser o rugby atualmente). Ao todo possui 210 países e/ou territórios na associação. Com esse número, é a instituição internacional que possui a maior quantidade de associados, inclusive mais associados do que a ONU.




Regras do jogo:



As regras do futebol que governam o jogo não são apenas de responsabilidade da FIFA. Existe um comité chamado International Football Association Board (IFAB) que discute e pondera a regras do futebol. A FIFA é representada por quatro dirigentes (50% do comité), que tem ainda como representantes Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O atletismo tem 213 países federados, segundo a IAAF e o futebol tem 208 segundo a FIFA.

Confederações:



Em conjunto com a FIFA trabalham seis confederações continentais, que organizam competições na sua área de atuação, seguindo as especificações da FIFA.
As confederações
CONMEBOL, América do Sul
CONCACAF, América do Norte, América Central e Caribe
UEFA, Europa
AFC, Ásia
CAF, África
OFC, Oceania

Competições:

Sede da FIFA, em Zurique, Suíça.
A FIFA organiza várias competições e, apesar de todas serem reconhecidas pela entidade, só algumas fazem parte do calendário oficial.
Futebol
Copa do Mundo de Futebol
Campeonato Mundial de Clubes
Copa das Confederações
Copa do Mundo de Futebol Feminino
Mundial Sub-20
Mundial Sub-17
Futsal
Campeonato Mundial de Futsal
Futebol de Areia
Copa do Mundo de Futebol de Areia (Beach Soccer)

*Postado Por Lucas Nogueira e Ferreira

Um comentário: