23 de agosto de 2009

Chávez diz que levará relatório militar dos EUA para cúpula da Unasul

Caracas, 23 ago (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou hoje que levará à próxima cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) na cidade de Bariloche, na Argentina, um relatório militar americano com o qual poderá desmontar "as mentiras" que o Governo colombiano pode apresentar.

Chávez mostrou em seu programa dominical de rádio e televisão "Alô Presidente!" a cópia de um documento elaborado pela Força Aérea dos Estados Unidos sobre as características e objetivos das bases que as tropas americanas utilizarão na Colômbia e que são chamadas de "localidades expedicionárias" no relatório.

"Levarei isto à reunião de Bariloche para ouvir as mentiras que o Governo da Colômbia vai dizer: que não são bases, que são localidades expedicionárias, igual no Iraque", expressou o governante.

Os presidentes dos países da Unasul, entre eles o Brasil, se reunirão no dia 28 em uma cúpula extraordinária para debater o polêmico acordo militar entre Bogotá e Washington que permite que os EUA utilizem bases colombianas.

Chávez insiste em que um dos objetivos do uso dessas bases é "cercar" a Venezuela e, em última instância, controlar a faixa petrolífera do Orinoco, a maior reserva de hidrocarbonetos do mundo, e as reservas hídricas amazônicas.

Fonte de pesquisa: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/08/23/ult1808u145397.jhtm

* Postado por Lucas Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário