22 de agosto de 2009

Breves considerações sobre as principais Organizações Internacionais.


A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada pelos vencedores da Segunda Guerra Mundial e tem como principal objetivo manter a paz e a segurança internacional. Esta organização foi criada por um acordo, a Carta de São Francisco, em 1945 e proíbe o uso unilateral da força, prevendo, contudo sua utilização individual ou coletiva destinada ao interesse comum da organização. A ONU tem como objetivo número um manter a segurança internacional e esta intervém não só para restaurar a paz, mas também para prevenir possíveis conflitos que lhe imponham uma ruptura. Além disto, a referida organização salienta as relações amistosas entre Estados-membros e a cooperação internacional.


A Organização Internacional do Trabalho (OIT), como organização especializada da ONU, foi a primeira de caráter universal. Dentre os princípios da organização estão pleno emprego, remuneração digna, formação profissional, aumento do nível de vida, possibilidade de negociação coletiva de contratos de trabalho e de elaboração de medidas sócio-econômicas, proteção da infância e da maternidade, sistema de saúde, entre vários outros propósitos. A OIT busca proteção internacional dos trabalhadores, de forma a estabelecer níveis comuns de proteção laboral.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) surgiu após a Segunda Grande Guerra e foi formalizada em 1946. A OMS tem como objetivo principal o alcance do mais alto grau possível de saúde por todos os povos, para isto, elabora estudos acerca do combate de epidemias, além de normas internacionais para produtos alimentícios e farmacêuticos, coordena questões sanitárias internacionais, tenta conseguir avanços nas áreas de nutrição, higiene, habitação, saneamento básico, etc.





A Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura foi criada em 1945 pela Conferência de Londres e tem como objetivo contribuir para a paz através da educação, ciência e cultura, fazendo com que uma colaboração internacional faça respeitar a justiça, a lei, os direitos humanos e as liberdades fundamentais. A UNESCO visa, com sua atuação, eliminar o analfabetismo, melhorar o ensino básico, além de promover publicações de livros, revistas e participar de debates científicos. Desde 1960, começou atuar também na preservação e restauração de sítios de valor cultural e histórico.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) foi criada em 1944 com os acordos de Bretton Woods e tem com objetivo conceder empréstimos de recursos financeiros aos países membros sob determinadas condições. O FMI presta auxílio financeiro aos países membros visando reduzir desequilíbrios na balança de pagamentos do tomador, propiciando maior estabilidade ao sistema monetário.


O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento foi criado ao mesmo tempo que o FMI, em 1944, com os acordos de Bretton Woods e tem basicamente o mesmo objetivo do FMI, ou seja, conceder empréstimos de recursos financeiros aos países membros. O BIRD, também conhecido como Banco Mundial, financia projetos de retorno a médio e longo prazo com a finalidade de reconstrução e desenvolvimento, onde se diferencia da primeira que tem um caráter mais emergencial.


A Organização Mundial do Comércio foi criada bem mais recente que as demais organizações, em 1994, no final da Rodada Uruguai, e foi formalizada pelo acordo de Marrakesch. A OMC foi a primeira organização internacional pós Guerra Fria, de vocação universal. Esta organização tem como percursor o Acordo geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), um acordo comercial que se caracterizava pela multilaterialidade e pelo dinamismo, onde países buscavam impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas, criando assim um fórum de negociações tarifárias. A OMC tem como objetivo desenvolver a produção e o comércio de bens e serviços entre países membros, além de aumentar o nível de vida nos Estados-membros.


Fonte de pesquisa: http://buenoecostanze.adv.br/index.php?option=com_content&task=view&id=207&Itemid=89


* Postado por Laissa Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário