Os Estados Unidos disseram nesta sexta-feira que estão prontos para um diálogo direto com a Coreia do Norte para convencer o país asiático a retornar às negociações multilaterais sobre a suspensão de seu programa nuclear, das quais Pyongyang se retirou em abril.
Segundo um porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley, ainda não foi decicido quando o encontro poderia ser realizado.
Crowley disse que a decisão não representa uma mudança de postura por parte dos Estados Unidos e que o diálogo será realizado dentro do contexto do processo de negociação mantido pelos dois países e por Japão, China, Rússia e Coreia do Sul.
"É uma discussão bilateral que, esperamos, esteja dentro do contexto das negociações multilaterais e tem o objetivo de convencer a Coreia do Norte a retomar o processo e dar passos positivos rumo à desnuclearização", disse Crowley.
Testes
A Coreia do Norte abandonou as negociações depois de ter sido alvo de críticas e sanções devido a um teste com foguetes. Desde então, o país realizou outros testes nucleares e com foguetes de longo alcance.
Na última semana, o governo norte-coreano anunciou ter atingido o estágio final do processo de enriquecimento de urânio, que pode possibilitar ao país a construção de armas nucleares.
Em uma carta endereçada ao Conselho de Segurança da ONU, a Coreia do Norte se disse preparada “tanto para o diálogo como para sanções”.
*Postado por Ethel Lacrose
Nenhum comentário:
Postar um comentário